sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Hora de acordar


Quando o assunto é TV Digital, percebo que muita gente sabe pouco, ou quase nada.
Questionam o que é set-top box, interatividade e como será possível a multiprogramação. O que a maioria sabe é a melhoria da qualidade de imagem e som - possivelmente pelo fato de serem as únicas novidades disponíveis, e para poucos -, e nada mais.
É difícil achar um verdadeiro culpado por tamanho desinteresse. Talvez o governo, por produzir poucas campanhas de conscientização; talvez a mídia, pela pouca divulgação do assunto, e quando o faz, foca em criticar os atrasos do governo; ou, quem sabe, a culpa seja da própria população, sendo indiferente a algo que pode trazer tantos benefícios.
Essa indiferença me preocupa. Vejo na TV Digital uma esperança de um novo modelo de televisão. Uma oportunidade de liberdade de expressão, livre da censura e aberta a várias idéias. Porém, não é do interesse das grandes emissoras essa quantidade de canais e variedade de assunto.
Se a população não está ciente sobre a sua importância no desenvolver de um novo modelo de televisão, como será possível a sua participação? Estando a população à margem dessa nova tecnologia, o conteúdo dos canais pouco será mudado, e assim o sonho de uma TV democratizada fica cada vez mais distante...

3 comentários:

Thibireis disse...

Olá!
Quero parabenizá-los pelo blog. É muito interessante e bastante promissor. Gostei muito.

Agradeço pela visita e pelo comentário no meu blog.

Um grande abraço!

Fugitivo tardio disse...

O problema é que o lobby das emissoras privadas dominantes tem gerado entraves no processo de implementação da TV digital, no que se refere a democratização da produção. Mas claro que a sociedade é dinêmica, e creio eu q tais estruturas tendem a ruir. Cabe a nós, cada um , participar da construção das novas.

Conte comigo Marcela, para as discussões - espero poder contribuir.

(se me permite, essa coisa de só comentar se está logado no Google é um saco né? uma forma de controle...)

Abraço,
http://fabriciokc.wordpress.com/

Fabiano Pereira disse...

Oi, Marcella!
Gostei do artigo, também da ilustração, me lembrou um certo mito... rsrsrs
http://fabianopereiradesigner.blogspot.com/2007/12/tv-digital-e-o-mito-da-caverna.html

Parabéns pelo blog e propostas.
Vou ler com mais atenção, quem sabe você e seus amigos da empresa não se enquadram naquela categoria dos que desejam utilizar a tv para lançar luzes sobre a mente das pessoas alienadas...

Abração!
Fabiano Pereira
http://fabianopereiradesigner.blogspot.com